Criarte Espaço de Dança garante participação no Festival de Joinville

ERMO (11/12/12) –  Dentro ou fora do palco, o Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado pela tradição, profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Neste ano, as apresentações vão englobar sete gêneros: Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. Este foi considerado o Maior Festival de Dança do Mundo, pelo Guinness Book em 2005.

O Criarte Espaço de Dança estará em Joinville de 19 a 22 de julho, na expectativa de voltarem com um título para o município. Para poder participar, o grupo enviou um vídeo à coordenação do evento, e foi classificado entre as 2.700 coreografias escolhidas, sendo que o grupo irá se apresentar com duas danças: Festa do Boi Bumbá: A magia do boi caprichoso e Serpentes Encantadas. O grupo surgiu há quase quatro anos, através de um projeto cultural mantido pela Prefeitura de Ermo e coordenado pela professora, Renata Tristão Possamai. São 20 alunos, sendo dezessete meninas e três meninos. As aulas são realizadas todos os dias, na Escola de Educação Básica Pedro Simon, no contra-turno da escola.

O projeto é aberto ao público, onde qualquer aluno do município pode participar. “Vamos fazer o melhor em Joinville para conseguirmos voltarmos com um troféu, mas poder participar de um dos maiores festivais do mundo já foi uma grande conquista”, comemora a professora.O grupo já fez diversas apresentações culturais em todo o Sul do Estado e também já conquistou vários títulos para o município. Em 2011, o Criarte conquistou o 1° lugar em três categorias no Festival Dança Comigo Torres, além de ter sido escolhido o melhor espetáculo do festival. Em Rio do Sul, neste ano, o grupo concorreu com as melhores escolas de balet do estado e conquistou quatro troféus. Na agenda do Criarte, além do Festival em Joinville em julho, também está às apresentações em agosto em Florianópolis e Torres, e em setembro, em Blumenau.

O grupo recebe apoio do Auto Posto Daminelli, Lojas Adelino, Concretar e NetVale, dos pais e da Escola Pedro Simon, através da diretora, Paula  de Oliveira Zanatta.