Agricultura de Ermo caminha para o plantio com sustentabilidade

Com o objetivo de aplicar novas técnicas de plantio e o aproveitamento do solo, através do plantio de forrageiras e do direto na palha, a EPAGRI de Ermo realizou no dia 04 de agosto uma OFICINA DE PLANTAS DE COBERTURA PRÉ-MILHO na propriedade da família Borges na localidade de Morro do Soares. O evento contou com a presença do Prefeito Paulo Della Vecchia, Vice-prefeito Edson Zauer Leonardo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Ermo e Turvo, Moacir Cidade, Secretário de Agricultura de Turvo, extensionistas da Epagri e responsável pelo escritório da Epagri em Ermo, Engenheiro Agrônomo Filipe Kinalski.

Dentre as vantagens do Plantio Direto na Palha estão: O aumento da proteção do solo, porque retém mais água, fornece adubação orgânica para a planta, com todos os nutrientes necessários e no aumento da produtividade.

A família atua na produção de leite e a cultura do milho vem a contribuir no preparo da ração dos animais. Os Borges produzem 15 mi litros de leite ao mês e a produção agrega valor para a família e na economia de Ermo.

Para o produtor Juliano José Borges, o novo sistema vai contribuir com a redução de custos e aumentar a produção. “Antes eu plantava o milho e tinha que preparar a terra, passar a grade,com essa nova técnica eu resolvi plantar o nabo para proteger a terra e diminuir gastos”, ressalta.

EVOLUÇÃO

Segundo o Engenheiro Agrônomo da Epagri, Filipe Kinalski, o plantio da adubação verde foi feito em maio, com nabo, ervilhaca e centeio, que além de proteger o solo e fornecer mais nutrientes, reduz os tratos culturais, como uso de trator, máquinas, grade e subsolador e sem a necessidade de herbicidas. “Isso é uma revolução na agricultura, hoje se fala muito em sustentabilidade, sequestro de carbono e isso aqui fixa o carbono no solo e com o passar dos anos há uma tendência de as empresas comprarem créditos de carbono. A família Borges está de parabéns e a Prefeitura de Ermo é sempre parceira, porque incentiva os produtores a adotarem novas tecnologias”, afirma.

“É um dia importante para a administração para a agricultura do município de Ermo, acompanhamos a prática do plantio direto na palha, parabenizo aos técnicos da Epagri pela iniciativa de difundir novas técnicas e à família Borges, na pessoa do Juliano, Maninho,Dona Bernardete e ao Nicolas, que tão bem representam a nossa agricultura produzindo mais alimentos”, destaca o prefeito Paulo Della Vecchia.