Alunos do CRAS de Ermo produzem livro sobre Consciência Negra

O Centro de Referencia da Assistência Social, CRAS, do Município de Ermo realizou uma ação com as crianças e adolescentes do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no dia 16 de novembro. A temática abordada foi o Dia Nacional da Consciência Negra que é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro.

 

A data é dedicada a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, assim as orientadoras sociais Graziela Cadorin e Rafaela Simon trabalharam com o grupo questões referentes ao racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade, além de abordar o motivo da existência da comemoração dessa data.

 

E para finalizar, elaboraram a confecção de um livro com a participação de todo o grupo, inclusive com o lançamento do mesmo com a participação da equipe técnica do CRAS, a psicóloga Hanna A. Raupp e a Assistente Social Jerusa Alexandre.

 

“Temos consciência do preconceito racial e social que sofrem os nossos usuários. Por esse motivo se faz necessário trabalhar com eles temas como este, bem como com a população em geral, para que se possa combater toda forma de exclusão, intolerância e preconceito contra a população negra”, destaca a psicóloga.

 

Segundo a Assistente Social do CRAS, “é sabido que o preconceito e o racismo ainda estão presentes nos dias atuais e falar sobre eles é uma forma de ensinar nossas crianças e adolescentes a propagarem e disseminarem o amor e não o preconceito”.