Município de Ermo dá início ao Projeto Amabio: A mais nova iniciativa Ambiental inovadora do Sicoob Credisulca

No último dia 23/02 (quarta-feira), foi a vez do município de Ermo receber a visita dos nossos colaboradores responsáveis por sua aplicação. Gabriel Pescador, gerente da Agência do Sicoob Credisulca de Turvo e Ermo, e Dairce Londero, Biólogo responsável pelo Projeto AMABio, visitaram as autoridades do município para realizar a apresentação da nova iniciativa da cooperativa.

 

Tendo a sustentabilidade como um de seus principais pilares, a cooperativa de crédito Sicoob Credisulca resolveu agir através do projeto AMABio, esse projeto tem como objetivo a construção de estufas nas escolas públicas e particulares para o desenvolvimento de mudas árvores de espécies nativas da Mata Atlântica.

 

O Prefeito Paulo Della Vecchia, Vice-Prefeito Edson Zauer Leonardo, Chefe de Gabinete, Procurador do Município e primeiras-damas estavam presentes. Durante a explanação, foram pontuadas as principais etapas do Projeto.

 

Dentre todas as considerações, uma das mais impactantes foi o relato do Prefeito, que relembrou uma atividade de sua infância: pescar nas sangas. As sangas são equivalentes à nascentes e pequenos rios locais, hoje suprimidos por conta do avanço humano nas áreas rurais da cidade. Segundo o gestor municipal, ações como as realizadas pelo Projeto AMABio são fundamentais para regeneração do meio ambiente da nossa região e na melhora na qualidade de vida dos cidadãos, também citou a importância do Projeto ser desenvolvidos nas escolas, apoio total ao Projeto.

 

Acerca desse ponto, Dairce Londero, Biólogo responsável pelo Projeto, pontua: “O Projeto AMABio tem um objetivo que podemos caracterizar como um grande avanço no desenvolvimento da consciência ambiental da comunidade. No município de Ermo, procuramos realizar a restauração de diversas áreas, promovendo a proteção e estruturação de nascentes e matas ciliares. Essa iniciativa, além de favorecer as matas e a biodiversidade local, também auxiliará no nosso terceiro pilar: o agronegócio. Sabemos que a rizicultura depende muito da água dos rios que cercam as plantações. Por isso, a proteção desses efluentes, além de assegurar a conservação de muitos territórios, facilitará a economia gerada pelo agronegócio. Dessa maneira, o Sicoob Credisulca atua ativamente na melhora da qualidade de vida da comunidade através da proteção dos remanescentes da Mata Atlântica.”

 

Por fim, todas as autoridades se mostraram abertas ao recebimento dessa mais nova iniciativa. A parceria entre o município de Ermo e o Sicoob Credisulca foi assegurada, confirmando-se a instalação da oitava estufa em uma das instituições de ensino da cidade. Essa unidade servirá para a produção de, no mínimo, 2.000 mudas de árvores nativas da Floresta Ombrófila Densa, região da Mata Atlântica onde o munício se situa.