Em 03 de agosto, a psicóloga Cinara Réus em companhia da professora de educação especial Cristiane Possamai promoveram um encontro com palestra e atividades para as auxiliares de turma, com o objetivo de esclarecer a importância e o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do auxiliar na educação de crianças com deficiência. Bem como, sua função e o comprometimento com o mesmo na sala de aula e na escola como um todo.
Ressaltaram que o atendimento Educacional Especializado é um serviço que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminam barreiras e dão plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
O ensino oferecido é necessariamente diferente do ensino escolar, e não pode caracterizar-se como um espaço escolar ou de complementação das atividades escolares.
Alguns exemplos deste atendimento são caracterizados através do ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador à orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.
A educação inclusiva para crianças com deficiência é um direito garantido pela constituição e, assim como todos os processos educacionais, traz diversos desafios.