CRAS forma grupo de estudos para tratar sobre sexualidade na adolescência

ERMO (07/08/12) –Dentro da dimensão humano-afetiva, a sexualidade há séculos instiga a curiosidade humana. No entanto, a vivência da sexualidade criou uma série de tabus e dogmas influenciados pelas condições sociais, políticas, culturais e econômicas.

Para resolver esta questão, informar e orientar os adolescentes sobre o tema, o CRAS – Centro de Referencia e Assistência Social de Ermo, através da equipe técnica formada pela psicóloga, Cinara Mateus Réus Clemes e a assistente Social, Jerusa Alexandre; lançou um ciclo de trabalhos educativos.

Um grupo formado por 80 alunos das 7ª e 8ª séries da rede estadual de ensino irão participar semanalmente de encontros com palestras voltadas a sexualidade e saúde, recreações e orientações. Os trabalhos serão desenvolvidos por turnos, vespertino e matutino.

Para a psicóloga Cinara Clemes, a importância de envolver um grupo maior é facilitar o debate sobre o tema, tendo em vista que os adolescentes convivem maior parte de seu dia-a-dia em contato com outros adolescentes. “A sexualidade é interpretada de modo diferente por diversas culturas e religiões, e hoje está presente em todo lugar. É necessário o conhecimento da história da sexualidade e suas abordagens, por isso é importante um estudo de seu sentido em cada cultura. Nossos adolescentes precisam estar orientados e informados sobre as diversas maneiras da expressão da sexualidade nos meios em que se efetiva”, comenta ela.

A assistente Social, Jerusa Alexandre também concorda com a idéia de preparar os jovens para um tema que é realidade em nossa sociedade. “A escola e nós profissionais da área social temos a função de contribuir para a formação integral dos nossos adolescentes, e neste intuito, a educação voltada para a sexualidade, faz-se imprescindível, por se tratar de um aspecto importante nas dimensões que constituem o indivíduo. Além disso, a orientação sobre o tema deve ser objeto de constante reflexão, para que os alunos exerçam sua sexualidade com responsabilidade”.

Na terça-feira (7), a equipe técnica reuniu o grupo para dar início às atividades. Nos próximos dias o CRAS também estará iniciando atividades semelhantes com os alunos da 5ª série da rede municipal, porém, com o tema: sexualidade infantil, que será desenvolvido com uma dinâmica diferente e apropriada.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM Ermo.