Mais de 700 famílias são assistidas pelo Programa Saúde da Família

Desde 1994 o Governo Federal vem atendendo as famílias brasileiras através do PSF, atualmente conhecido como ESF- Estratégia de Saúde da Família. O principal objetivo é organizar os serviços de saúde a partir da atenção básica, procurando pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

ERMO (12/07) – O Estratégia Saúde da Família é um programa que inclui ações de promoção da saúde, prevenção, orientação, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes. Em Ermo, o ESF presta atendimento através de uma equipe treinada e qualificada, composta por uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem, seis agentes comunitárias, médico, dentista e auxiliar de consultório dentário.

Atualmente, 764 famílias estão cadastradas pelo ESF no município, e são assistidas freqüentemente pela equipe. A área de abrangência do Programa está dividida em cinco micro-áreas facilitando e qualificando o atendimento das agentes. Em 2010, elas foram capacitadas em um curso para agentes comunitárias oferecido pelo Governo Federal.

Segundo a enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde do município, Andréia Kuhn da Silva, o diferencial deste programa está nos atendimentos domiciliares. As agentes visitam as residências e fazem acompanhamento aos pacientes, desta forma atuam na prevenção das doenças e repassam informações sobre os cuidados com a saúde. Além disso, a equipe também faz busca ativa pelas mulheres para a realização de exame preventivo do colo uterino, acompanhamento as famílias incluídas no Bolsa Família e gestantes, e ainda fazem o cadastro de crianças no Programa SISVAM. Pacientes com hipertensão e diabetes recebem a medicação em casa através da equipe. Em caso de pacientes que precisam de curativos, os mesmo também são atendidos a domicilio.

Andréia salienta ainda que o trabalho feito pela equipe do programa é importante para prevenção de doenças e oferece a população acesso aos atendimentos de saúde. “A recepção do ESF é humanizada. As equipes conhecem as pessoas, sabem se há gestantes, hipertensos, diabéticos. É um grande avanço para população que necessita da saúde pública”, finaliza a enfermeira.

 

FONTE: Assessoria de Imprensa PM Ermo.