A comissão julgadora municipal da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (03/09), na sede da Secretaria Municipal de Educação do Município de Ermo, para a avaliação e seleção dos trabalhos enviados pelas escolas municipais e estaduais. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso entre alunos de escolas públicas de todo o Brasil. Realizado pelo Ministério da Educação, em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), o evento tem como principais objetivos o estímulo à leitura e o desenvolvimento da escrita. Em nosso município envolveu alunos e professores do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nas categorias: Poema, Memória Literária, Crônica e Artigo de Opinião. Fazem parte da comissão julgadora municipal a Psicóloga Cinara Mateus Réus Clemes, a Coordenadora Regional Marcia Aparecida Machado João e a Agente Administrativa da Secretaria Municipal de Educação Márcia Maria da Silva. Segundo a coordenadora da comissão, Giane Pires Leonardo, os textos escolhidos nesta etapa ainda passarão por outras três seleções, e o trabalho vencedor só será conhecido no mês de dezembro, após as seletivas municipal, estadual, regional e nacional. O Secretário de Educação Ivan de Lavechia de Vargas também esteve presente na ocasião. Os trabalhos selecionados foram:
Poema: “O lugar onde vivo” do aluno Vinicius Domingos Gabriel, 5º ano I do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Municipal João Moro.
Memórias literárias: “A terra traiçoeira” da aluna Luana Machado Ferraz, 1º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Pedro Simon.
Crônica: “A Maravilhosa Energia” da aluna Érica de Souza Pires, 8º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Pedro Simon.
Artigo de opinião: “Brincadeiras Entre Amigos” da aluna Thaynara Mazzuco Rufino, 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Pedro Simon