Nesta quinta feira dia 23/05 aconteceu no CRAS o encontro com o grupo de idosos o qual se reúne todas as quintas para realização de atividades. Neste dia contamos com a presença da nutricionista Vanessa Daminelli da unidade central de saúde do município a qual palestrou sobre o tema ‘Pressão Arterial” No dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Hipertensão, esta data foi instituída com o objetivo de alertar a população para os riscos dessa doença tão perigosa.
A hipertensão arterial (pressão alta) é uma enfermidade crônica que aponta os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Em 90% dos casos é uma doença herdada dos pais. Mas, vários fatores relacionados ao estilo de vida também contribuem nos níveis de pressão arterial como o fumo, a bebida alcoólica, a obesidade, o colesterol, o consumo excessivo de sal, estresse e sedentarismo.
A prevenção pode ser feita, basicamente, de duas formas: impedir que a hipertensão se agrave ou prevenir que o paciente desenvolva a doença. Sem o tratamento, o aumento da pressão arterial pode causar a perda gradual da visão, AVC (acidente vascular cerebral), ataque cardíaco, demência vascular e insuficiência renal. Quando controlada, os riscos diminuem e os pacientes podem ter uma boa qualidade de vida.