Entre os dias 15 a 17 de julho a Prefeitura Municipal de Ermo foi representada no I Congresso Brasileiro de Prevenção as Deficiências: Quebre Paradigmas Evite Deficiências. O seminário aconteceu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, organizado pela FEAPAES com palestrantes nacionais e internacionais, contou com a participação de profissionais da saúde, educação, assistência social e das APAES de toda Santa Catarina.
Do município de Ermo participaram a coordenadora pedagógica Aline Marques e as psicólogas Cinara Mateus Réus Clemes (Educação) e Carla Sasso Simon (Assistência Social). Para as profissionais, o momento foi um importante espaço para ampliar os conhecimentos. Conforme Aline, por meio dos debates do evento é possível oferecer abordagens cada vez mais pautadas tanto para os profissionais da Educação, como para as famílias envolvidas, que fazem parte da comunidade escolar.
A psicóloga Cinara destaca que na perspectiva da educação já existe o atendimento educacional especializado, onde os alunos vêm sendo atendidos e os pais orientados nas suas atribuições, e que ações de prevenção são fundamentais para todo o público. Na perspectiva da assistência social, tem-se como papel informar a população e desenvolver estratégias para apoio social, como visitas, campanhas e grupos, onde os indivíduos possam se sentir apoiados coloca a psicóloga Carla.
Na oportunidade as participantes conheceram o renomado neurologista infantil Dr. Clay Brites, referência internacional em aprendizagem, além de conhecerem várias práticas preventivas apresentadas. As profissionais já alinhavaram ações para o próximo mês, onde é lembrado o agosto Laranja alusivo à prevenção de deficiências.