ERMO (27/06) – O curso que teve duração de 16 horas/aula aconteceu na terça e quarta-feira (26 e 27), no Salão Comunitário de Santana, e foi ministrado pela instrutora, Simone Burin de Oliveira. Durante os dois dias, as alunas confeccionaram duas tortas doces, uma salgada, três variedades de docinhos e sete de salgados. “Utilizamos a culinária mais pratica para facilitar no aprendizado. São ingredientes básicos que temos em casa, e que elas podem usar para preparar sua própria festa de aniversário”, diz Simone.
A idéia do Senar é garantir cada vez mais a permanência do homem do campo na lavoura. Com a realização destes cursos profissionalizantes, o intuito é permitir que as esposas aprendam as novidades da culinária e as coloquem em prática na família. Além disso, elas podem conquistar sua própria fonte de renda. “Algumas usam para seu dia-a-dia, mas isso não impede que elas ampliem a produção e ganhe seu próprio dinheiro”, reforça Simone.
A primeira-dama, Rosa Maria Farias de Oliveira e a voluntária, Roseleide da Rosa Cardoso, são as mediadoras dos cursos promovidos pelo Senar no município. Além deste de confeitaria, vários outros já foram ministrados em Ermo. Na última semana, dez mulheres encerram o curso de tecelagem e modelagem de roupas. “Nós estamos sempre buscando novidades para nossas agricultoras. Elas se sentem valorizadas, e isso é muito importante para que o nosso agricultor tenha mais força para continuar no campo”, reforça Rosa.
Orientação sobre higiene na manipulação de alimentos, segurança no trabalho, a prevenção de acidentes e cuidados com o meio ambiente também foram repassados as alunas.
O curso é totalmente gratuito, com distribuição de apostila e certificado. Os ingredientes utilizados para a preparação dos pratos foram fornecidos pelo Senar e Prefeitura.
Fonte: Assessoria de Imprensa