Social de Ermo promove roda de conversa sobre Agosto Lilás

A Prefeitura Municipal de Ermo, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) promoveu, na quarta -feira, 24, uma palestra sobre o “Agosto Lilás” , Campanha alusiva à Conscientização pelo fim da Violência Contra a Mulher.

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a violência contra a mulher vai além da agressão física. Além deste tipo de violência, a Lei Maria da Penha classifica os abusos nas categorias: patrimonial, sexual, moral e psicológica. Pouca gente sabe, mas comportamentos como expor a vida íntima, xingar, humilhar, atirar objetos, forçar atos sexuais, controlar dinheiro, guardar documentos ou fazer a mulher pensar que está com problemas mentais são formas de violência. E, portanto, devem ser combatidas.

ORIENTAÇÃO POLICIAL

A palestra foi ministrada pela Agente de Polícia, Maria Aparecida Casagrande, que abordou sobre as formas de violência contra a mulher e os meios de proteção.
O objetivo do evento foi promover ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher, o que certamente reforçará as iniciativas pelo fim da violência no município.

Um dos meios para isso é trabalhar o empoderamento feminino e com esse intuito foi ofertado pelos profissionais do Instituto Mix de Turvo, cortes de cabelo e maquiagem para as mulheres que se fizerem presentes. Ao final da reunião foi servido um coquetel e lembrancinhas para as participantes.

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, basta ligar para o número 180. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas. A denúncia pode ser feita, também, na delegacia da cidade ou pelo número 190, da Policia Militar.